A GENTILEZA NO TRABALHO É FUNDAMENTAL PARA APRIMORAR A CULTURA ORGANIZACIONAL, O CLIMA ORGANIZACIONAL, A PERFORMANCE E ENGAJAMENTO DO COLABORADOR
Certamente em algum momento da sua vida você escutou a frase de que “gentileza gera gentileza”, certo? E no trabalho, será que essa célebre frase é um assunto amplamente debatido entre a maioria dos empresários?
Às vezes, simples atitudes resultam em grandes mudanças dentro do ambiente corporativo, conhecido como um lugar onde as pessoas têm ambições profissionais com foco nas entregas.
Ao nosso redor, existem exemplos de empresas que sofrem as consequências da má educação com seus funcionários.
A mensagem é clara: no mundo empresarial de hoje, a gentileza não é um luxo, é uma necessidade.
O desafio implícito de tudo isso é que a “gentileza” corporativa pode parecer um assunto destinado ao alto nível das empresas (cadeia de suprimentos ou política de relações com funcionários, por exemplo) e, portanto, fora do alcance de muitos. Mas, embora a estratégia corporativa, evidentemente, tenha um papel significativo a desempenhar na determinação da conduta de uma organização, está longe de ser apenas isso.
O que a gentileza no trabalho envolve na prática? Comece com a definição. Aqui está uma maneira útil de entender o que é bondade no trabalho: a prática de liderança de considerar, equilibrar e satisfazer suas próprias necessidades, as necessidades de seu pessoal e as da companhia em geral, de maneira a promover o bem-estar do grupo, o potencial de inovação e a produtividade.
Essa definição fala do ato de ser atencioso e receptivo às necessidades dos outros. Ao fazê-lo, reflete o altruísmo essencial que sustenta todas as culturas organizacionais de alto funcionamento. Em seguida, vincula esse comportamento à capacitação do potencial e da produtividade da inovação, ingredientes essenciais para o sucesso no mercado atual. Por fim, reflete a verdade da bondade como um valor que é delimitado, prático e apoiador. A bondade nunca deve ser confundida com fraqueza.
A gentileza não afeta só as pessoas, como também constrói um ambiente corporativo mais harmônico, colaborativo e com performances mais eficientes, já que as pessoas envolvidas estarão mais felizes e satisfeitas com a empresa da qual faz parte.
Entre os fatores influenciados pela gentileza, destacam-se três. São eles:
CULTURA ORGANIZACIONAL
Conhecida como a essência da empresa, a cultura organizacional nada mais é que um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização.
Isso quer dizer que, se a gentileza está inserida nas atitudes diárias dos colaboradores, certamente esse é um comportamento que compõe a cultura de uma empresa.
Não podemos esquecer que uma das principais funções da cultura corporativa é guiar atitudes e promover valores em comum. Estimular que as pessoas sejam gentis é construir a própria identidade da empresa.
CLIMA ORGANIZACIONAL
Imagine um ambiente onde as pessoas não se olham na cara. Ou então um local de trabalho onde só exista rivalidade entre os times?
O clima organizacional é a soma dos vários fatores que acontecem dentro da empresa e funciona como método para conhecer melhor as pessoas que ali trabalham.
Logo, a gentileza é um desses fatores que somam para gerar um bom clima organizacional. Quando trabalhamos em um ambiente com “estado emocional” elevado, os colaboradores sentem-se mais felizes e, consequentemente, produz mais e com maior qualidade.
PERFORMANCE E ENGAJAMENTO
Montar uma equipe de alta performance talvez seja o maior desejo de gestores e líderes. Ter uma equipe eficiente, pronta para encarar qualquer desafio e resolver os problemas do dia a dia com eficiência não só otimiza os processos corporativos, como também impacta positivamente a empresa como um todo. Mas como chegar nesses resultados?
Bem, as fórmulas são muitas e as entregas são a soma de um conjunto de situações que fazem com que o colaborador se sinta bem com o trabalho e com o local onde ele está.
Por isso a gentileza no trabalho faz parte da construção de uma gestão baseada em reconhecimento, compartilhamento de conhecimento e confiança, que juntas constroem valores que induzem os funcionários a terem engajamento com a empresa e entregas de alta performance.
Quanto mais se pratica gentileza no trabalho, maior a transformação nas atitudes dos colaboradores. Isso porque eles deixam apenas de “seguir regras” e percebem que respeitar, praticar a empatia e colaborar com o trabalho do colega também são formas de gentileza no trabalho que melhoram o convívio entre as pessoas, tornando o ambiente corporativo ainda melhor.
Sempre trate o tema gentileza como uma das prioridades na sua lista de deveres, assim fica fácil para desenvolver outros projetos.
Comments